9 atos de gentileza para seu dia-a-dia

Pense bem: Você age com gentileza no seu dia-a-dia? Se a resposta for não, talvez você esteja enganada!

Sim, isso mesmo =)

Quando pensamos em atos de gentileza, pensamos em coisas grandes, ações que temos que separar esforço, tempo e até recursos financeiros, mas não precisa ser assim.

Essa semana estava no ônibus voltando para casa e um cara perguntou para uma mulher se ela queria que pegasse a mochila dela, ela aceitou, ele segurou e falou: “Nossa, ontem, eu estava com um peso e ninguém falou nada!”, ela: “Mas é assim mesmo!”.

Depois disso, fiquei viajando em meus pensamentos de como essa cultura surgiu e como a possibilidade de fazer pequenas gentilezas está ao nosso redor e não vemos.

Às vezes, não fazemos tal coisa, pois parece boba, insignificante, mas pequenas coisas podem mudar o mundo de alguém e também o seu.

Separei 9 atos de gentileza que podemos ter no nosso dia-a-dia que são simples e ao mesmo tempo grandes:

1 – Segure a bolsa e/ou mochila de quem está em pé no ônibus
Tão simples que parece que não vai fazer diferença, mas faz sim.
Infelizmente, quem depende dos transportes públicos acaba sofrendo muito em relação a lotação dos ônibus, passar por isso acaba nos frustrando e nos cansando.

Se você estiver sentado, segure a bolsa de quem está em pé, isso vai fazer com que as pessoas tenham uma viagem mais confortável carregando menos peso e consequentemente, o estresse gerado pela falta de qualidade vai ser menor.

Lógico que não temos que aceitar calados, mas se essa é a nossa rotina porque não pensarmos em deixar ela melhor para nós mesmos?

2 – Dê passagem
…para os idosos, para os animaizinhos, para as gravidinhas..
Toda regra tem sua exceção, mas a passagem que digo aqui é aquele momento que você sabe que pode ajudar alguém, esperando mais um pouquinho, mas acaba não fazendo por puro comodismo ou até mesmo força do hábito.

3 – Dê “Bom dia!”…
…para o motorista do ônibus, para os seus colaboradores, para seu colega de trabalho.
Um bom dia pode alegrar o dia de alguém que está se sentindo triste, que precisa de atenção e pode mostrar aquela pessoa de que de certa forma, você se importa.

4 – Que tal mandar uma mensagem para aquela pessoa que você não fala há muito tempo?
Em época de redes sociais, onde vemos muitas atualizações da vida de pessoas queridas, as mensagens privadas vão diminuindo, pois as redes sociais nos dão a falsa impressão de que estamos próximas de todo mundo, mas infelizmente, não é isso que acontece.
Deixamos de falar intimamente com pessoas queridas e que sempre foram próximas.
“Ah! Mas ela sabe que eu estou aqui!”
Verdade, concordo, da mesma maneira que você também sabe que ela está ali, seja você o primeiro a quebrar o gelo.
Separe um tempinho do seu dia para mandar uma mensagem para aquela pessoa que você gosta tanto, mas que você nunca consegue mandar um Oi!
A ideia aqui é bem parecida com o “Bom dia!”, um “Oi, estou com saudades!” faz muito bem para gente, afinal, quem não gosta de se sentir querido?

5 – Não se atrase!
Você já parou para pensar o quanto o tempo é valioso?
Quando você marca uma reunião, um compromisso com alguém, a pessoa se dispôs a estar ali e passar aquele tempo com você, se atrasar pode passar a mensagem de que você não se importa tanto ou que não tem responsabilidade (ou os dois).
Valorize seu tempo e o tempo da pessoa que se dedicou a estar com você.
(Essa, confesso, que ainda estou melhorando)

6 – Faça um elogio
Você já elogiou alguém hoje? Não, faça já!
Muitas vezes, achamos alguém incrível ou amamos muito aquela pessoa, mas não falamos, pois na nossa cabeça, não precisa, pois já demonstramos o suficiente.
Acredito que a ação é um exemplo lindo de amor, mas você dizer um elogio para alguém, ilumina tanto sua vida, quanto a do outro.
Quem não gosta de receber um elogio? Só por receber? Ter noção de aquele elogio veio do coração.
Normalmente, usamos datas específicas para falar o quanto gostamos das pessoas, por exemplo, aniversário, natal, dia das mães, dos pais, mas que tal, falar AGORA?

7 – Dê carona
Você já reparou no trânsito e a quantidade de carros que tem diariamente nas ruas, porém somente com uma pessoa?
Ofereça carona para aquela pessoa do trabalho, da faculdade, com isso, você será gentil com você, com seu colega e também com o meio ambiente.

8 – Deixe mensagens legais
Atualmente, tem diversas páginas no facebook legais com frases super inspiradoras, mas que tal inspirar as pessoas a sua volta também?
Pegue um post-it e espalhe por ai mensagens lindas, que podem fazer o dia das pessoas bem melhor.

9 – Falar com amor
Usar palavras de amor para falar com outras pessoas, seja ela próxima de você ou não, pode mudar tanto sua realidade quanto de quem passa pelo seu caminho.
Muitas vezes somos acostumados a tratar o outro de forma grosseira, mas porque “somos assim mesmo” e ai nem vemos a grosseria em si, porque realmente já estamos acostumados, mas há muitas realidades que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que não enxergamos que podemos mudar.
Se você não estiver num dia bom, sugiro a introspecção, pois funciona para que não trate alguém de uma maneira que ela não merece ser tratada.
Isso tudo serve também para a parte profissional, de tratar bem os colaboradores, os clientes, alias já falei aqui no blog do tratamento com os clientes e isso pode te ajudar a entender o que estou querendo dizer.
Resumindo, analise o seu tratamento com as pessoas no seu dia-a-dia, o tipo de palavra e tom que você usa e aí você tomando consciência de que não está bom e que a mudança não é fácil, mas um dia de cada vez, a gente pode mudar tudo que não nos agrada.

=)

Essas são as dicas que deixo para você, fazer coisas assim nos deixa tão mais leve, com o coração mais em paz, pois o amor é nossa essência!

Espero que tenham gostado!
E quem fizer alguma dessas, deixe no comentário a experiência de vocês ou se você tiver mais algum ato de gentileza para sugerir pra gente?
Vamos trocar figurinhas!

Texto escrito por Camila Napolitano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s