Uma verdade inconveniente

No documentário do Al Gore, o assunto é o aquecimento Global e como chamar a atenção para esse fato, já que é tão falado, porém de forma superficial.
Ele explica de forma clara e de certo modo, “assustadora” os impactos que esse evento causará no mundo.

Devido a emissão de gases do efeito estufa, como dióxido de carbo, a temperatura do ar e dos oceanos aumenta formando assim o Aquecimento Global, quanto mais carbono, mais alta a temperatura, pois ele retém o calor do Sol.

Al Gore cita um estudo feito por Roger Revelle que mediu o dióxido de carbono na Terra por algumas décadas e o resultado foi alarmante, pois subia cada vez mais. Ele faz algumas comparações de cartões postais de diversos países e que agora estão totalmente diferentes devido as mudanças climáticas.

Outro estudo que é mostrado no documentário é de uma equipe que consegue saber o nível da temperatura de quando caiu a neve em certa geleira, somente fazendo uma perfuração do gelo e o analisando, os resultados são, mais uma vez, alarmantes, pois a temperatura atual é bem maior.
As geleiras diminuíram 40% em 40 anos, se tudo continuar assim ocorrerá a escassez de água.

Mudanças climáticas, catástrofes naturais, extinção de espécies de animais, reaparecimento de doenças, derretimento das geleiras são uns dos efeitos do aquecimento.

No mandato de George W. Bush, os Estados Unidos da América não ratificaram o Protocolo de Quioto, pois a prioridade não era essa e sim, o que ia causar na economia, mas se não tivermos um planeta para que vamos querer uma boa economia?

Antes do Katrina, houve avisos de que os furacões seriam cada vez mais fortes, mas é uma prioridade do governo? Pessoas perderam suas casas, perderam suas família e se isso fosse evitado?
É normal algo nos impactar e acabarmos demorando para fazermos algo, demorarmos para agir, mas precisamos fazer algo, pois há tempos abusamos da natureza desenfreadamente e hoje é ela quem mostra sua força.

Infelizmente, não tem a ajuda política, pois não é prioridade cortar gastos naturais quando essas ações diminuiriam seus lucros, mas como disse o Al Gore, cada um de nós é a causa do Aquecimento Global e podemos sim agir para melhorar.

Texto escrito por Camila Napolitano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s