Independente do que você é, seja bom!

Por que estamos aqui, nesse mundo, agora? A resposta a essa pergunta gerou mais discussões filosóficas do que seria possível abordar nesse pequeno texto. E, de qualquer forma, a intenção não é encontrar uma resposta. Quero apenas apontar um fato: nunca vamos saber, de verdade, a razão de nossa existência no Universo. Então por que não usar o nosso tempo aqui para fazer o melhor possível?

Fazer o melhor não quer dizer ter mais sucesso, ganhar mais dinheiro, acumular mais riquezas. Quer dizer fazer com que essa experiência — o pequeno espaço de tempo que nos é dado para viver nesse planeta — seja boa para você e para todos aqueles a quem você puder influenciar.

Seja bom, porque se não for, o que mais você pode ser?

Todo ser vivo na Terra caminha para o mesmo destino, então por que desperdiçar esse tempo com raiva, ressentimento, atitudes danosas? Se não sabemos o motivo de estarmos aqui, podemos ao menos afirmar que, com certeza, não é apenas para passar o tapete nos outros para subir mais alto do que eles.

Ser bom não é uma obrigação moral que devemos seguir apenas para ganhar pontos com alguma figura cósmica que pode ou não existir. Ser bom é simplesmente a nossa melhor alternativa. Quando todo o resto passar, o que realmente vai importar será o bem que você deixou para trás. As pessoas a quem fez sorrir, um estranho que você ajudou, sem esperar nada em troca. Tudo aquilo que, quando você olhar para trás, sentirá orgulho de ter feito.

Você pode pensar “mas não é fácil ser bom, com tanta maldade acontecendo no mundo”. Pois então, faça a sua bondade ser sua arma contra isso. Seja bom como forma de resistência. Seja bom porque não importa o que os outros estão fazendo, importa como o seu coração está, como ele vai se sentir depois de cada uma de suas atitudes.

Ser bom não é ser tolo, não é se deixar ser enganado. É olhar para tudo o que o mundo oferece, e escolher a melhor alternativa. É aprender com o que aconteceu, para fazer melhor depois. É não se deixar abalar, mesmo quando as coisas dão errado, mesmo quando o seu coração se machuca. Ser bom é ser muito mais forte do que aqueles que fazem o mal.

Seja bom porque, quando alguém te perguntar qual é a razão de tudo isso, qual é o motivo pelo qual estamos aqui, você vai poder responder: “Eu estou aqui pela melhor razão possível. Eu estou aqui para fazer o bem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *