Quem te inspira a ser melhor?

Querer melhorar é bom, não é? Querer fazer mais pelo mundo, por nós mesmos, sonhar mais alto… Tudo isso faz bem e é assim que o mundo se torna um lugar melhor. E nesse ciclo constante de tentarmos ser pessoas cada vez melhores, é muito comum que busquemos inspiração em outros.

Isso é uma atitude natural, que não causa nenhum problema. Muitas pessoas, afinal, tem jornadas de vida e atitudes tão interessantes e positivas, que realmente nos incentivam a alcançar o nosso melhor.

Algo que acontece bastante é ver figuras distantes como inspiração: filantropos, celebridades, grandes empresários… Pessoas inatingíveis, cujas vidas são tão diferentes das nossas, que, por vezes, fica impossível reproduzir no nosso dia a dia as atitudes que as levaram até onde estão agora.

É claro, se tem algo que toda pessoa pode fazer sem restrições, é sonhar. E definir uma meta distante como objetivo, por si só, não é um problema. Mas a verdade é que não precisamos restringir nossas inspirações a essas pessoas. Olhe ao seu redor. Quantas pessoas na sua família, na sua vizinhança, na sua escola ou no seu trabalho não tem o poder de inspirar, e você nem havia reparado?

Nossas mães e avós são exemplos de força e resistência feminina. Nossos professores nos mostram como vale a pena apostar no futuro. Chefes que sabem orientar uma equipe sem recorrer ao autoritarismo nos mostram que bons líderes estão por toda parte, alcançando mudanças positivas sem precisar de muito dinheiro.

Encontrar inspiração em quem está bem ao seu lado é uma excelente forma de ver que não é preciso atitudes extravagantes, nem mudanças radicais para melhorarmos. Basta dar pequenos passos e fazer a nossa parte.

Inspire-se com uma vizinha a reciclar, ajude o projeto social de um amigo da faculdade. Ouça histórias antigas de seus avós e inspire-se a aprender mais sobre o passado para fazer sempre melhor no futuro.

Ações positivas começam com os gestos mais simples: aqueles que também vão inspirar alguém a fazer o bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *