Viva o Presente!

Sempre sonhei com um mundo melhor, sempre acreditei que sonhar era à base de tudo, todo mundo ensina que precisamos sonhar, que tudo pode se realizar, mas quando isso é levado para a realidade, não vemos tantos conselhos (bons), como antes.

Com o tempo, fui percebendo que não importava o quanto eu sonhasse, o mundo não mudaria para que ele virasse realidade, comecei então a pensar na ação. E a ação é o que não nos ensinam, nos ensinam a sonhar, que podemos ter tudo, mas nem sempre nos mostram que viver projetando no futuro, não vai fazer nosso futuro ser melhor:

Não existe mágica!

Acredito que pouca gente saiba, na prática, a importância do presente, é no presente que você pode se reinventar e fazer o destino que você deseja, mas mais do que isso, é nele que você pode ser feliz, eu vivia projetando minha felicidade, como se ela fosse aparecer depois de eu realizar e/ou ter certa coisa, isso me trouxe frustração, ansiedade e…um pouco mais de ansiedade.

Se pararmos para pensar é nítido o porquê que a ansiedade acontece: Vamos sonhando, mas as coisas não acontecem e esperamos cada vez mais do nosso futuro, sem pensarmos no que podemos fazer hoje para sermos felizes. É muita responsabilidade em cima de um futuro que se encontra incerto e sempre se encontrará.

Acredito muito em metas, objetivos, mas mais importante que tudo isso, é pensar no seu objetivo hoje, o que você faz hoje para que você chegue no seu objetivo amanhã. Você aproveita o caminho ou espera o futuro chegar para ser feliz no fim? Quando seu objetivo for conquistado?

Não é a toa que ansiedade, depressão são os males do nosso século, nos ensinam que é legal ter coisas, nos mostram uma vida de mentira pelo Instagram, pelos filmes e pelas novelas e no dia-a-dia só a gente sabe o quanto é difícil jogar toda a responsabilidade que criamos para vida real.

Mal sabemos que todas as respostas estão dentro de nós, e que focar no nosso autoconhecimento é uma porta linda para um caminho mais feliz, que nos ajuda a viver no presente e tentar focar nele, pois nada amanhã é certo.

Você pode ter diversos compromissos, uma vida pra cuidar, planejamento é importante, mas planeje seu futuro e viva o seu hoje.

Digo isso tudo, como se dissesse para mim mesma, pois percebo a importância, mas sei que não é fácil aproveitar todos os momentos presentes, não criar projeções, não pensar “e quando eu tiver em tal lugar serei mais feliz?!” talvez …só quando ele for presente que você irá saber.

Acredito que a dificuldade disso para a vida real, é que esse tipo de coisa não é ensinado, não é nem mesmo falado e aí ficamos achando que a culpa de tudo é o outro e a resposta está sempre no amanhã até percebemos que nunca é, os nossos medos, as nossas ansiedades, são só um reflexo de nossas próprias projeções.

Experimente viver o presente, de maneira mais prática, tente começar a focar no que está fazendo agora, se está lendo esse texto, pare de pensar no trabalho que você tem que fazer ou na resposta que você tem que responder no whatsapp.

Se está com os amigos, desligue o celular e curta o momento com eles.

Se está fazendo uma atividade no trabalho, faça somente aquela atividade e não cinquenta coisas ao mesmo tempo, que te dá a falsa impressão de produtividade, que na verdade é só desorganização.

E respire!

Como eu falei todas as respostas estão dentro do nos, quando tive primeira crise de ansiedade, a única coisa que me fez voltar à calma, foi focar na minha respiração por uns bons minutos, e se concentrar no hoje e pensar que tá tudo bem!

Não é fácil ter essa ruptura de pensamento, e muito menos de ação, mas com pequenos exercícios, a gente vai conseguindo driblar essa expectativa, essa ansiedade que é ficar pensando no amanhã.

♥  Pratique meditação
♥ Quando você perceber, que está se projetando no futuro, comece a reparar no local onde você está e diga o nome das coisas, por exemplo: “Copo, cadeira, mesa, notebook”, na teoria, parece besteira, mas na prática, funciona, pois você “obriga” seu cérebro a parar de pensar em outras coisas.
♥ Um exercício que me ajuda bastante é fazer algo, por menor que seja, todos os dias por seu objetivo maior. Vamos supor que seu objetivo é emagrecer, invés de focar lá quando você já estiver com 15kg a menos, pense no hoje e coloque uma meta que hoje você fará tal exercício e não comerá doces. A ideia aqui é focar no degrau do presente e não no último degrau.

E principalmente e mais importante, aproveitem a trajetória do presente.

“Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!”

Quando Ghandi diz essa frase, ele quer dizer exatamente isso, pare de pressupor que no fim, você será feliz, até lá muita coisa acontece, seu caminho será repleto de momentos felizes, que se você não olhar, poderá não aproveitar.

Curta sua jornada, ela terá dias ruins, mas também dias maravilhosos que fará tudo valer a pena!

Texto escrito por Camila Napolitano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *