Saiba como doar cabelo para pessoas em tratamento!

Você já pensou em qual a importância que seus cabelos têm para você?

Pare um pouco e pense sobre isso, imagine que você não tenha a opção de ter o corte que você quer, não de forma natural, isso faria muito diferença para você? Creio que sim.

O cabelo é visto como sinônimo de autoestima, acredito que o ponto forte é podermos escolher ter o corte que quisermos, escolhermos ser quem realmente somos, independente se temos cabelo curto, longo, natural, pintado, mas infelizmente muitas pessoas não tem essa escolha.

O efeito colateral de várias doenças é a queda de cabelo, os casos mais conhecimento são por conta da quimioterapia, que é uma das formas utilizadas para tratar o câncer, mas a queda de cabelo pode também ter outras razões como acidentes, calvície, stress e muitos outros.

A queda de cabelo na quimioterapia é temporária e o cabelo para de cair depois de 90 dias do fim do medicação, mas a questão é que o tempo do tratamento varia de caso para caso.
Pesquisando sobre o porquê ocorre a perca de cabelo, encontrei essa explicação no site do Hospital do Câncer:

“Isso ocorre porque ela atua tanto nas células cancerígenas quanto nas saudáveis, e atinge principalmente as células que se multiplicam com mais rapidez, como os folículos pilosos, responsáveis pela produção dos cabelos.”
Dr. Rodrigo Araujo

A quimioterapia já é um tratamento tão difícil para as vítimas dessas doenças, porque não procurarmos maneiras de amenizar essa dor e fazê-las se sentirem mais felizes de certa forma?
Segundo o Sebrae, em 2016, o números de salões de beleza somente em São Paulo foram para 600 mil, agora você imagina a quantidade de cabelo que é cortado e jogado fora?

Adoramos cortar o cabelo seja só mudar o visual, seguir tendências, nos sentir mais renovadas, mas quantas vezes pensamos que aquele cabelo pode servir para mais alguém? Poucas, não é mesmo?!

A tendência de doar o cabelo tem tido um crescimento, mas ainda não é cultural, muita gente ainda tem dúvidas de como, onde doar ou nem sabe que é tão fácil.
Para isso, resolvi fazer uma guia simples mas que irão te auxiliar no seu próximo corte de cabelo:

– Como cortar cabelo para doar
O tamanho do cabelo mínimo para doação vai depender muito do lugar que você escolheu, pois cada um tem uma especificação quanto a isso, mas normalmente, o cabelo tem que ter de 15cm a 20cm.
Quando você for cortar o cabelo, ele deverá ser cortado seco, pois o cabelo úmido pode estragar e também deve ser preso de maneira bem firme com o elástico para que o cabelo não se solte e depois de cortar, coloque em um saquinho plástico.
Avise o cabeleireiro que você vai querer doar, antes que ele corte para que ele siga suas orientações, muitos profissionais já sabem como funcionam o processo, mas acho válido você já saber essas orientações para não sair nada errado.

– Pode doar cabelo com química?
Quando pesquisei sobre isso, fiquei bem surpresa, pois eu ouvia muito que tinha que ter cabelo virgem para fazer doação de cabelo, mas na verdade, as instituições aceitam qualquer tipo de cabelo, mas lógico que os cabelos tem que estar bem tratados para que sirva para fazer a peruca para presentear outras pessoas.

– Onde doar cabelo
Escolha uma instituição que você mais se identifica para fazer a doação, no final do texto, coloquei algumas ONGs que tem um lindo trabalho nessa área:

Cabelaço
O Cabelaço recebe doações de cabelo para ajudar as crianças e adolescentes que não tem condições de adquirir peruca no estado do Rio Grande do Sul.
O envio deve ser feito para:
A/C Cabelaço
Caixa Postal 58
Canoas/RS
CEP 92.010-300

Para mais informações, acesse ou apenas curta a página do projeto para mostrar seu apoio:
https://www.facebook.com/pg/cabelacors

Cabelegria
Essa ONG nasceu em outubro de 2013 e recebe doações de todos os lugares do mundo e confecciona as perucas para crianças com câncer.

Endereço, para envio:
A/C Cabelegria
Caixa Postal – 75207
São Paulo/SP
CEP. 02415-972

Fundação Laço Rosa
Nasceu depois da história da Aline que em 2007 descobriu o câncer de mama ainda durante a gestação e encontrou na internet todas as informações que precisava saber sobre a doença.
Decidiu então usar toda a dor e sofrimento da doença e transformar isso em força para ajudar outras pessoas, então em 2010 nasceu a Fundação Laço Rosa.
A Fundação recebe doação de cabelos e além disso, ensina outras pessoas a produzirem as perucas profissionalizando e levando mais gente para o mercado de trabalho, isso aumenta mais o ciclo e a cultura de doações.
Para doar seu cabelo para a fundação Laço Rosa, acesse:
http://www.fortalizese.com.br/

GRAAC
O GRAAC aceita doações de cabelo, porém como eles não tem estrutura para fazerem as perucas, eles vendem a salões de beleza e o dinheiro arrecadado ajuda nas despesas do hospital.

Você pode entregar pessoalmente em São Paulo:
Rua Borges Lagoa, 565, Vila Clementino – SP
Segunda a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 16h, exceto feriados.

Ou por correio no Setor de Voluntariado do GRAACC:
A/C Setor de Voluntariado
Rua Pedro de Toledo, 572 – Vila Clementino
São Paulo – SP
CEP: 04039-001

Para mais informações, acessem o site:
https://www.graacc.org.br/acontece-no-graacc/campanhas/doacao-de-cabelo-2017.aspx

Rapunzel Solidária
Essa ONG existe desde 2014 e recebe doações de cabelo de vários lugares do mundo e as transforma em lindas perucas, você pode mandar por correios ou entregar pessoalmente em São Paulo.
Depois do trabalho pronto, elas doam para adultos e crianças que esteja em tratamento de câncer e de outras doenças que também causam a perda de cabelo.

Acessem o site:
http://www.rapunzelsolidaria.org.br/

E curta a página deles no facebook:
https://www.facebook.com/rapunzelsolidaria/

E aí, gostaram? Vocês já passaram por esse processo? Conhecem alguma outra instituição que não foi citada aqui?
Conta para gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *