Como você se comunica?

Olá!!! Tudo lindo por aí?

O que significa comunicação para você?

Segundo o Google, 1. ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta; 2. a informação transmitida; seu conteúdo.

E como você se comunica com o mundo externo?

De acordo com a pesquisa de Albert Mehrabian, Professor Emeritus of Psychology – UCLA (University of California, Los Angeles), conforme mostra a imagem abaixo, 55% da nossa comunicação é feita através de linguagem corporal e 38% através do tom de voz, ou seja, antes de você transmitir uma mensagem verbalmente, você já emitiu diversas mensagens e, por vezes, não prestou a devida atenção.

Sempre nos pegamos criticando a comunicação que é feita (ou mal feita) pelas publicidades e propagandas nas ruas e em comerciais e não nos atentamos na nossa própria comunicação com o mundo, àquela talvez mais eficiente, feita através do silêncio, com percepção e generosidade que desperta todos os sentidos. Talvez seja essa a linguagem que muitas pessoas tendem a ocultar e talvez seja onde estamos falhando: verbalizar o que talvez nem exista verbo.

Pense como um predador, que fica por um bom tempo em silêncio e imóvel apenas observando o padrão de comportamento da sua presa, para então dar o bote de forma certeira. Se ele tentasse interagir com a presa, de fato essa fugiria. Seria um erro de linguagem.

Lembra, comunicação é a transmissão de uma mensagem, não importa de que forma ela aconteça, importa apenas que seja eficiente.

E para ser eficiente, a mensagem merece ser entregue no formato de linguagem do receptor para fazer cada vez mais sentido para ele.

Caso contrário, você continuará falando “tubarão” e a pessoa continuará entendendo “palhaço”.

Às vezes a linguagem é mesmo uma palavra ou um pensamento super estratégico, mas às vezes pode ser apenas um olhar, um movimento ou mesmo o silêncio. Quando devemos usar uma e usamos outra criamos ruídos, gargalos, causamos rompimento na comunicação…

Já pensou que algo pode estar dando errado não por causa do conteúdo e sim da linguagem que vem usando?

E você, como se comunica?

Fiquei instigada! Compartilha comigo a sua percepção sobre comunicação pelos comentários.

Se este texto gerou valor na sua vida e você acredita que pode gerar valor na vida de outra pessoa, compartilha com ela.


Texto escrito por Cibele Yumi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *